Notícias

Início » EcoPower capacita diretores e gestores

EcoPower capacita diretores e gestores

Escritório Cláudia Seixas e Associados foi o responsável pelas palestras 

A EcoPower Eficiência Energética, promoveu nesta quinta (02/10), capacitação com sua diretoria e gestores de setores. O tema foi sobre o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. O escritório de advocacia Cláudia Seixas e Associados se encarregou de ministrar as palestras, por seus palestrantes, a própria Drª Cláudia Seixas, a Drª Flávia Goulart e o Dr. Antônio Milad. O gestor do departamento de Gente e Cultura da empresa, Carlos Henrique, acolheu a todos, principalmente os palestrantes. Ele enfatizou a importância do tema, principalmente, no mundo coorporativo e que a EcoPower, visa sempre, qualificar seu time.

Os temas abordados, sobre assédio moral e sexual, apontaram a atualidade brasileira e seus principais agravantes. Segundo Drª Claudia: “Há mudanças galopantes nesta seara, importante falar sobre, porque, qualquer ‘brincadeirinha’, pode virar um grande transtorno”. A doutora ainda reforçou: “A primeira coisa que deve imperar no ambiente de trabalho, é o respeito. Respeito é a base de qualquer relacionamento”. A advogada ainda parabenizou a EcoPower pela iniciativa.

Advogados explicam que ambiente de trabalho, não é para brincadeiras

Com a palavra, Drª Flávia exemplificou que, nas décadas de 80 e 90, várias “brincadeiras” que eram consideradas válidas, hoje em dia são abordadas como assédio. Ela apontou: “A mentalidade mudou, hoje pode desencadear processos de foro penal, moral e/ou civil”. A advogada destacou que o assédio moral, de imediato, não configura crime, mas, dependendo da situação abre possibilidades de possíveis outros crimes.

Ainda segundo Drª Flávia, todo diálogo entre um diretor ou gestor com um colaborador, independente do assunto, é bom que se tenha uma testemunha. Ela também ponderou que, a falta de treinamento a colaboradores, pode implicar demanda penal ao gestor: “Ele é o responsável direto para capacitar sua equipe e, assim, deve evitar situações de assédio”. Drª Flávia também aconselhou: “Brincadeiras devem ser evitadas. Evitar tudo ao máximo, porque, o simples fato do constrangimento, já configura o fato do assédio”.

Dr. Antônio Milad, mencionou que o Brasil, é um dos poucos países em que quase nada não é crime. Ele deixou claro, que hoje, o fato, se intencional ou não, qualifica o crime. O advogado citou o caso, em que um homem foi condenado há 8 anos de reclusão. Segundo Dr. Milad, em uma micareta, o homem, deitou uma garota de 15 anos no chão, para lhe dar um beijo. Dr. Milad, ainda afirmou: “antigamente, não era considerado crime, seduzir, mesmo que no ambiente de trabalho, uma mulher que não fosse mais virgem”. Portanto, com esta afirmação, ele enfatizou, que o mundo hoje, tem nova visão e o sistema patriarcado, que protegia os homens, perdeu força: “Hoje, o mundo é elaborado pensado nas mulheres”.

A capacitação em seu final, teve participação ativa de todos os presentes, com questionamentos. Logo, a equipe de advogados foi solicita e, brilhantemente liderados pela Drª Cláudia, esclareceu todas as dúvidas.

EcoPower, empresa com compromisso social

A EcoPower, novamente, demonstra seu compromisso com seus colaboradores. Compromisso em todos os níveis, para que sejam, não apenas, bons colaboradores, mas, cidadãos de caráter. Pessoas que sejam ativos beneficamente, para a sociedade.