Notícias

Início » EcoPower promove palestra sobre o “Agosto Lilás”

EcoPower promove palestra sobre o “Agosto Lilás”

Combate à violência contra a mulher é responsabilidade social

A EcoPower Eficiência Energética, líder brasileira no seguimento de energia solar, promoveu neste mês de agosto, palestra explicativa com tema “Agosto Lilás”. Sobre o combate à violência contra a mulher. As palestrantes foram: Fernanda Nogueira, psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM – e Taciana Nunes, policial civil, atuando na Delegacia de Defesa da Mulher – DDM – de Barretos – SP. Taciana considera fundamental a abertura de empresas para essa palestra:

“O número de empresas que nos procuram ainda é baixo, cada convite é uma conquista importante”.

A policial considera essa iniciativa da EcoPower Eficiência Energética, sobre o tema “Agosto Lilás”, uma postura de responsabilidade social e cuidado com suas colaboradoras. Mas, lamentou a baixa participação masculina, nos locais em que ministra a palestra:

“Empresas que abrem espaço para essas palestras, demonstram compromisso com a conscientização e ajudam a criar uma rede de apoio, que pode fazer toda a diferença na vida de uma mulher em situação de violência”.

 “A participação masculina costuma ser bem menor, principalmente, se não é obrigatória. Mas, já encontrei homens que defendem nossa luta, que são engajados e ajudam a ampliar a conscientização e desconstruir comportamentos de violência”.

Segundo Taciana, a criação da Lei “Maria da Penha”, em 07/08/2006, determinou a escolha do mês. Já lilás, foi a cor escolhida para representar o combate à violência contra a mulher. A DDM, investiga crimes contra pessoas do gênero feminino. Para que a DDM possa receber denúncias, são considerados 3 filtros: relacionamento amoroso com o agressor, o grau de familiaridade dos envolvidos e a coabitação.

DDM combate violência em Barretos

A policial civil ainda elencou e exemplificou, quais as formas de violência contra a mulher, que são: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. Ela disse que, até o dia 18 de agosto deste ano, já haviam registros de 844 boletins de ocorrência na cidade de Barretos. Destes, houve 412 pedidos de medidas protetivas e 1 feminicídio, acontecido em 2024. A ameaça de morte, acaso aconteça ou se mantenha a denúncia, ainda é a causa da maior dificuldade da DDM. O medo, faz mulheres se recusarem a denunciar. Muitas buscam a DDM para a retirar a queixa.

Psicologia ampara vítimas

Segundo a psicóloga, Fernanda, dependência emocional e financeira, questões que envolvem religião, filhos e medo, são os fatores que fazem as mulheres se sujeitarem a violência. E pontou alguns sinais de alerta que as mulheres silenciosamente dão: inquietação da vítima, começar a se ausentar do convívio social, aceitação de olhar abusivo e controle excessivo do companheiro.

180 é número para denúncias

As palestrantes informaram que o número 180 é para denúncias 100% anônimas, tanto para violência recebida ou para informar violência contra alguma conhecida. Uma central em Brasília – DF, recebe, e formaliza a denúncia. Depois, encaminha E-mail com todos os dados para a DDM local iniciar a devida investigação.

Bate papo tira dúvidas particulares das participantes

Após a palestra, as colaboradoras puderam esclarecer dúvidas, proporcionando um bate papo enriquecedor com as palestrantes. A EcoPower Eficiência Energética proporciona, mensalmente, segundo o tema de cada mês, palestras formativas, visando capacitar, em todos os aspectos, seus colaboradores.

Fotos: Anne Karini e Melina Dias - Dep. Gente e Cultura - EcoPower Eficiência Energética