Notícias

Início » ANEEL autoriza aumento na conta

ANEEL autoriza aumento na conta

Estados de SP e SC terão novos preços

Apesar de ter anunciado que em outubro, a bandeira vermelha será reduzida para o nível 1, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, aprovou reajuste na conta de luz para distribuidoras de São Paulo e Santa Catarina.

Diretamente, a redução na bandeira vermelha será de até 24%, deixando de aplicar um valor excedente de R$ 7,87 por 100 kWh, para R$ 4,46 por 100 kWh. A ANEEL criou o sistema de bandeiras em 2015, a fim de motivar os cidadãos a economizar energia, durante o período de estiagem.

Apesar da redução tarifária na bandeira vermelha, a ANEEL aprovou, reajuste tarifário anual para 21 permissionárias de energia. De Santa Catarina foram 19 distribuidoras e 2 de São Paulo. Custos operacionais e de itens financeiros são os fatores que impactaram o aumento.

Habitualmente, permissionárias tem o custo operacional mais elevado que uma concessionária. O risco da suspensão contratual é maior, é o fator preponderante, dentre outros. Essas questões contratuais, interferem diretamente nesta ocasião de preços mais elevados.

O investimento em energia solar dá tranquilidade a quem a compra. Tranquilidade econômica, uma vez que as recorrentes altas tarifárias, dificilmente interfere em suas contas mensais. Despreocupação em meses de seca, com a aplicação de bandeira vermelha, nível 1 ou 2, por produzir sua própria energia. Também na consciência, uma vez que a energia solar trabalha diretamente de forma sustentável, evitando a emissão de gases de efeito estufa.

A nova tarifação passará a ter validade à partir do dia 30 de setembro.