Investimento no solar barateia o custo da produção
Criadores de aves para abate, aderem a energia solar buscando baratear o custo da produção. O uso contínuo de exaustores, iluminação correta, aquecedores, bebedouros e comedouros automatizados, faz com que a energia elétrica consumida em média, seja de 20% do custo total da produção. Em algumas regiões pode chegar a 30%, de acordo com o site Interligados.
Segundo o site O Presente Rural, a Brasil Foods – BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, aumentou até o final de 2024 de 58% para 68% a aplicação de energia solar em sua produção. Sua rede chega a 60% da capacidade produtora hoje, utilizando energia solar.
A economia permite investimento em insumos
O investimento em energia solar, tem um propósito: diminuir o custo da produção. As aves necessitam de cuidados especiais para que se diminua a porcentagem de perdas. Com ciclo de até 45 dias, do nascimento até o abate, a margem de erro tem que ser baixíssima, as aves necessitam de temperatura e alimentação correta. O calor excessivo pode ocasionar enfartos, assim como barulhos repentinos. Logo, criadores investem em placas que visam diminuir o som no ambiente, essas placas podem aumentar o calor, o que faz com que exaustores sejam utilizados constantemente. Também a iluminação é fundamental para seu desenvolvimento. Para se diminuir perdas com alimentação, bebedouros e comedouros automáticos são também investimentos necessários. Como todo esse processo necessita de energia elétrica, o investimento em energia solar é fundamental para diminuir o custo com a operação.
Segundo o portal Canal Rural, até o final do segundo semestre, o abate de frangos alcançou 1,6 bilhão de cabeças, crescimento de 1,1%. O que comprova que todos os recursos empregados têm surtido efeito. A Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná, maior produtor de carne de frango do Brasil, apontou que, nos últimos 4 anos, o estado investiu R$ 5,8 bilhões em energia renovável. Seus produtores, em geral, têm economizados de 85% a 95% na sua conta de luz. A Secretaria ainda, se baseou nos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, para afirmar que o Paraná, conta com mais de 43 mil propriedades rurais com energia sustentável. Destas, 99% utilizam placas solares.
EcoPower permite acesso ao solar
A maior empresa de energia solar do Brasil, a EcoPower Eficiência Energética, permite o acesso dinâmico à energia solar. A empresa possui tudo que é necessário para que os produtores tenham todo suporte. Desde a elaboração de projeto, com a métrica ideal para seu investimento, até o financiamento facilitado e produtos de qualidades.
A EcoPower possui mais de 350 franquias em todo o território brasileiro. Com logística própria, em pouco tempo seu projeto está instalado e seu negócio estará economizando. Todo o dinheiro que sobra, pode ser aplicado, na qualidade de vida de sua família ou novos insumos para seu negócio. Ou seja, da forma que você quiser, é liberdade econômica.